O que é terapia de casal? Como funciona? Quando fazer? Talvez essas dúvidas mais comuns quando o assunto é se colocar no divã junto com seu parceiro ou parceira. Porém, além das perguntas, há também muitos medos que impedem a busca por ajuda profissional: “se eu falar de problemas, vou atrair mais problemas”, “meu parceir@ vai expor todos os meus defeitos”, “a terapia de casal vai nos separar”.
Medos e verdades sobre a terapia de casal
O que é terapia de casal? Como funciona? Quando fazer? Talvez essas dúvidas mais comuns quando o assunto é se colocar no divã junto com seu parceiro ou parceira. Porém, além das perguntas, há também muitos medos que impedem a busca por ajuda profissional: “se eu falar de problemas, vou atrair mais problemas”, “meu parceir@ vai expor todos os meus defeitos”, “a terapia de casal vai nos separar”. Essas são algumas das questões que ouço dos meus pacientes quando a ideia de uma terapia em conjunto aparece. Pois bem, a proposta do post de hoje é esclarecer algumas dessas crenças e explicar um pouco mais sobre o que acontece nesse processo conjunto.
A terapia de casal é um processo terapêutico que procura estimular a comunicação e o diálogo entre as partes do relacionamento. Portanto, acreditar que falar dos problemas poderá trazer mais problemas para o centro da discussão não é mentira. De fato, ao começar a tocar em questões sensíveis, é provável que mais questões se apresentem. Porém, é importante lembrar que o objetivo da terapia em conjunto é justamente criar um espaço de diálogo e comunicação seguro e respeitoso.
+++ A repetição de padrão nos relacionamentos
Se o casal está em crise, a terapia de casal não vai salvar a relação nem acabar com ela. O objetivo não é esse. A ideia de fazer sessões em conjunto é identificar onde estão os problemas e falar sobre eles.
Por isso, a terapia de casal é primordialmente sobre diálogo e sobre troca. É preciso estar dispost@ a olhar com atenção para acolher as questões que se apresentam entre você e seu parceir@.