A ansiedade se tornou a sua melhor amiga nos últimos tempos? Você se sente cada vez mais preocupada ou preocupado com o futuro? Procura antecipar os perigos e percebe que isso impede que se concentre no presente? Sente no corpo os efeitos de tanta preocupação?
Ansiedade nossa de cada dia: como lidar com os medos e preocupações constantes?
A ansiedade se tornou a sua melhor amiga nos últimos tempos? Você se sente cada vez mais preocupada ou preocupado com o futuro? Procura antecipar os perigos e percebe que isso impede que se concentre no presente? Sente no corpo os efeitos de tanta preocupação? Bom, se a resposta foi sim para alguma dessas perguntas pode ser uma boa ideia ler esse artigo até o final.
A gente tem conversado bastante sobre os efeitos psicológicos da pandemia e do isolamento social nas nossas vidas. Nesse sentido é impossível não falar sobre ansiedade. As incertezas que a o novo coronavírus trouxe para as nossas vidas aumentou e muito a nossa sensação de perigo e instabilidade, elementos que são um verdadeiro prato cheio para aumentar a ansiedade.
A ansiedade é um sentimento natural, faz parte da nossa experiência enquanto seres humanos e é bastante saudável pois evita comportamentos impulsivos. A nossa capacidade de antecipar perigos e de nos colocar em estado de alerta é bem útil para evitar confusões.
Porém, esse mesmo sentimento de atenção e alerta se torna um problema quando passa a interferir no nosso estado físico: a ansiedade excessiva pode provocar uma série de sintomas físicos, como dor de cabeça, dores no corpo, taquicardia e falta de ar. Além desses sinais, a ansiedade também perturba o nosso sono e impede o relaxamento do nosso corpo, parece que nunca conseguimos descansar.
Esse constante estado de de alerta pode trazer uma falsa sensação de produtividade intensa, já que por estar sempre ansioso ou ansiosa a pessoa não para de produzir, ter novas ideias e buscar novas soluções para os problemas. Mas essa produtividade toda é uma ilusão. O fato de você não conseguir se desligar e estar o tempo todo focado nos problemas ou procurando antecipar as situações impede que você se concentre no mais importante: o momento presente.
Conseguir tranquilizar a mente e usar a ansiedade a seu favor, como um sentimento natural da nossa existência é sem dúvida um grande desafio. Talvez um dos grandes dilemas do nosso atual momento. O acompanhamento terapêutico é uma das formas de lidar com todos os problemas causados pelo excesso de ansiedade. Que tal listar o que tem deixado você preocupado ou preocupada? Vamos começar a organizar nossas ideias para perceber melhor as nossas sensações e, assim, conseguir identificar como lidamos com elas? Esse pode ser o primeiro passo para uma mudança positiva na sua vida.